PR recomenda abordagem conjunta dos desafios de estradas em África
-
Publicado em abr 12, 2023.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, orientou, a 3 de Abril de 2023, a cerimónia de abertura oficial da 20ª Assembleia Geral da Associação dos Fundos de Manutenção de Estradas de África (ARMFA) e encorajou os membros da agremiação para uma actuação conjunta perante os desafios que o continente enfrenta no desenvolvimento da rede de estradas.
Entre os desafios, o Chefe de Estado destacou a necessidade de mobilização de recursos adicionais para o financiamento na rede de estradas incluindo o reforço da participação dos utentes e do sector privado na manutenção de infra-estruturas; o combate a vandalização e respeito às normas sobre o uso das estradas, obedecendo os limites de carga e contribuindo para a durabilidade e redução da sinistralidade rodoviária; a elaboração de projectos de estradas que sejam amigos do ambiente de modo a estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento e a protecção ambiental.
Falando concretamente de Moçambique, o Presidente da República garantiu que o Governo vai continuar a mobilizar recursos para financiar a reabilitação de toda a extensão da Estrada Nacional Número um (N1) até à Ponte da Unidade, na fronteira com a Tanzânia.
Segundo o Chefe do Estado, neste momento está já assegurada a reabilitação de 1.346 quilómetros da N1, num financiamento do Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento, havendo também, no mesmo sentido, negociações, e já em fase avançada, com Millenium Challenge Account (MCA).