Linha do Utente: 1715  PROASME: +258 84 330 7602

Promove Transporte avança na Zambézia

  • Publicado em mar 15, 2024.

O Governo e a União Europeia (EU) lançaram, a 08 de Março, a primeira pedra para a implementação do Projecto Promove Transporte, na província da Zambézia, que consiste na asfaltagem e manutenção periódica da Estrada Nacional N103, esperando-se que com sua conclusão, daqui a 24 meses, melhore a transitabilidade rodoviária entre os distritos de Ile, Gurué e Molumbo, bem como com a vizinha Província de Nampula, através do distrito de Malema.

A mesma cerimónia, orientada pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, serviu para marcar o início das obras do lote 3 do Promove Transporte, que consistem, principalmente, na asfaltagem de 5 km da Estrada de R650: Vila de Milange-Acesso do Aeródromo de Milange, de 12 km iniciais do troço Milange-Coromane, bem como da manutenção periódica de troços de estradas não revestidas, nomeadamente Milange-Molumbo (75 km); Molumbo-Mugomo (48 km) e; Aeródromo de Milange-Majaua (49km), que deverão durar 22 meses.

As obras da N103, manutenção periódica do troço Gurué-Nampevo (125km) e asfaltagem de Lioma-Mutuali (50km), agrupadas no lote 2, estão avaliadas em pouco mais de 42 milhões de euros, enquanto que os trabalhos do lote 3 vão exigir o investimento de perto de 20 milhões de euros.

Na ocasião, o Presidente da República referiu que a cerimónia do lançamento da primeira pedra reveste-se, para o Governo, de particular importância porque coincide com o último ano do mandato do presente ciclo de governação. “As obras fazem parte de 500 km da rede viária da província da Zambézia a serem intervencionados no quadro deste projecto que estamos a executar com ajuda dos nossos parceiros da União Europeia. Com a melhoria destas estradas, esperamos incrementar as trocas comerciais entre os distritos da Zambézia, mas também com as províncias vizinhas”, disse o estadista.

Por sua vez, Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos explicou que o lançamento desta empreitada é de significativa importância para a Província da Zambézia por se tratar de estradas que ligam os centros de grande potencial agrícola.

“Foi com base na preocupação da população e do comando do Presidente da República que decidimos contemplar no Projecto Promove Transporte, as estradas Nampevo-Guruè, Milange-Majaua e Milange-Molumbo-Mugomo”, apontou Carlos Mesquita.

Usando, igualmente, da palavra, Antonino Maggiore, embaixador da União Europeia em Moçambique, reforçou a importância de se estabelecer um bom sistema de gestão de estradas e assegurar a manutenção periódica das mesmas.

“A União Europeia está determinada em promover a estratégia do Governo moçambicano, em construir melhor, para evitar o reconstruir depois. Estamos conscientes da dificuldade dos esforços de manutenção, especialmente, em tempos económicos difíceis, mas queremos estabelecer parcerias com o Governo”, concluiu o diplomata.

}