Linha do Utente: 1715  PROASME: +258 84 330 7602

PR inaugura Macia-Chókwè e destaca importância de portagens

  • Publicado em set 13, 2023.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou em 13 de setembro as estradas Macia-Praia do Bilene e Macia-Chókwè-Macaretane, e defendeu a estratégia de instalação de praças de pedágio, usada em todo o mundo, como um mecanismo para arrecadar receitas para financiar trabalhos de manutenção e preservação nas estradas. Segundo o Chefe de Estado, há cidadãos contrários à instalação de pedágios e à participação do setor privado na gestão de infraestruturas e serviços públicos, mas o Governo continuará a investir em parcerias público-privadas sempre que necessário para melhorar a qualidade em benefício do país.

As estradas que foram oficialmente abertas ao público na manhã do dia 13 foram concedidas à Rede Viária de Moçambique (REVIMO), que investiu cerca de 2,6 bilhões de meticais em obras para melhorar a qualidade do tráfego. O trecho de Macia a Chókwè, com 62 km de extensão e compreendendo a Estrada Nacional 101 (N101), passou por reabilitação, a rota de Macia a Praia do Bilene - Estrada Regional número 448 (R453), com 32 km, foi sujeita a manutenção periódica, enquanto na R448 Chókwè-Macaretane, com 22 km, foram realizados trabalhos de manutenção de rotina. Visivelmente satisfeito com a infraestrutura, Filipe Nyusi disse, durante seu discurso, que "esta estrada não é apenas asfalto e concreto; é um símbolo tangível de nossa determinação coletiva. Ela encurtará distâncias, eliminará barreiras e conectará nossas comunidades com mercados, centros de produção e parceiros comerciais".

IMG_8394.JPG

O Presidente Nyusi também falou sobre a importância da segurança rodoviária e recomendou que todos os condutores conduzam com cautela nas estradas recentemente reabilitadas. Foi destacado o compromisso contínuo do Governo em melhorar a rede rodoviária do país, com planos para investimentos adicionais em estradas e pontes essenciais para o desenvolvimento econômico. Na verdade, o Chefe de Estado reiterou que o Governo está empenhado em mobilizar financiamento para a construção de uma estrada alternativa à N1 de Macia, em Gaza, até Inchope, na província de Manica. Parte deste corredor já está pavimentada, faltando, entre outras coisas, intervenção na seção de Mapai-Massangena e uma ponte sobre o rio Save para conectar as duas províncias.

IMG_8417.JPG

}