Linha do Utente: 1715  PROASME: +258 84 330 7602

Investidos 2.320 milhões para estradas urbanas

  • Publicado em mar 12, 2024.

O Fundo de Estradas, FP (FE, FP), continua a robustecer o seu papel na economia, ao direccionar um investimento substancial de 2.320 milhões de Meticais para a construção e manutenção de estradas urbanas ao longo dos últimos quatro anos do quinquénio governamental actual (2020-2024). O montante visou o fortalecimento do Programa de Estradas Urbanas, administrado directamente pelos municípios e que impactou positivamente a qualidade de vida nas cidades e vilas municipalizadas. Desde 2020 e anualmente, os municípios foram recebendo uma alocação global de 580 Milhões de meticais, com a capital do país a absorver cerca de 140 Milhões durante este quinquénio. Esta distribuição estratégica promoveu a mobilidade eficiente e impulsionou o desenvolvimento económico e social em áreas urbanas. Em termos numéricos, os fundos alocados nestes quatro anos do presente quinquénio permitiram a construção de pouco mais 1200 quilómetros de estradas em todas autarquias. A informação foi revelada a 06 de Março durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da Rua Miriam Makeba, no Distrito Municipal KaMavota, na cidade de Maputo. No evento, o FE, FP, representado por Irene Langa Simões, administradora executiva do Pelouro Técnico, reiterou seu compromisso com a excelência na entrega do projecto, assegurando condições ideais de transitabilidade para os utentes. Além do financiamento aos Municípios pelo Programa de Estradas Urbanas, o Sector de Obras Públicas tem suportado intervenções em estradas urbanas sob gestão da Administração Nacional de Estradas, IP (ANE, IP), como nas cidades e/ou vilas de Lichinga, Cuamba, Macia e Chokwe, com planos semelhantes para o Município de Mueda.

Fmm5.jpeg

Irene Langa Simões referiu que FE, FP, assegura ainda que os recursos alocados sejam usados de forma racional através da monitoria na implementação de programas cuja assistência técnica para o cumprimento dos padrões de engenharia é assegurada pela ANE, IP. A cerimónia de lançamento da primeira pedra foi dirigida pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Rasaque Silvano Manhique.
Segundo Rasaque Manhique, a via tem uma extensão de 1.2 quilómetros, com uma faixa de rodagem de 7.5 metros, passeios de 2 metros de cada lado e revestida com bloco de pavê. Para a concretização desta obra foi disponibilizado um valor de 53.5 milhões de Meticais pelo Fundo de Estradas, FP, e os trabalhos terão a duração de 8 meses. O Presidente do Conselho Municipal de Maputo destacou que a rede viária da cidade, com cerca de mil quilómetros de extensão, vem beneficiando de intervenções visando garantir transitabilidade com comodidade, conforto e segurança. Ele garantiu que não serão admitidas justificações infundadas sobre incumprimento de prazos, exigiu qualidade nas obras e falou da importância desta estrada para a mobilidade nos bairros do Distrito Municipal de KaMavota. Por sua vez, o Secretario de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, falou da geração de postos de emprego localmente durante a construção da estrada e da facilidade de circulação dos utentes da zona norte da cidade terão para aceder ao centro da capital.

}